Minas Lácteos

Nosso Blog

     O leite instável não ácido (LINA) é o fluido que perde a estabilidade das proteínas, reagindo positivamente à prova do álcool mesmo sem apresentar acidez elevada ou contaminação bacteriana. A prova do álcool avalia a resistência do leite em suportar o tratamento térmico industrial sem sofrer coagulação e consiste na mistura de partes iguais de leite e álcool 72%, provocando alterações nas micelas de caseína e consequentemente a formação de um precipitado.

     Esse problema no leite pode ser causado por fatores intrínsecos a cada animal como idade, metabolismo e genética. Neste caso, a distinção entre as espécies por exemplo pode diferenciar a composição e a estabilidade do leite quanto a porcentagem das células mamárias e células secretoras, assim como as proporções de lactose, gordura, proteína e sais minerais. 

     Além disso, a má nutrição do rebanho também é determinante, sendo uma das principais causas de ocorrência do LINA. Uma alimentação desbalanceada pode modificar a composição e o pH do sangue, causando a alteração na composição do leite. 

     A fase de lactação também influencia para a ocorrência do LINA. O equilíbrio salino e os componentes do leite são alterados quando as vacas estão no início e no final da lactação.  

     Todas as causas citadas anteriormente afetam a estabilidade do fluido, gerando problemas para a indústria caso esta não rejeite o produto. A utilização do LINA tem como consequência um menor rendimento no processamento industrial, visto que a matéria-prima pode apresentar menores teores de lactose, proteína e gordura. Além disso, provoca a deposição de proteínas nos equipamentos, o que necessita de uma manutenção mais exigente, gerando dificuldade para a indústria e aumento de custos de processo. Visto isso, deve-se aplicar uma dieta balanceada na alimentação dos animais, o fornecimento de locais propícios ao rebanho, como locais mais frescos em dias quentes e aconchegantes em dias frios, e também um monitoramento do período de lactação do animal.

 

Referências:

BRASIL, Rafella et al. LEITE INSTÁVEL NÃO ÁCIDO E FATORES QUE AFETAM A ESTABILIDADE DO LEITE. Ciência animal, 25, 15-26, 2015.

Leite LINA: conhecer as causas para prevenir. MilkPoint, 2021. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/leite-lina-226266/>

Nossas últimas postagens:

Contrate a Minas Lácteos:

Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em auxiliar no crescimento do seu negócio.

Siga nossas Redes Sociais:

Venha fazer parte da família MILA 🐮

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça seu diagnóstico e tire suas dúvidas