Minas Lácteos

Nosso Blog

     Com o crescimento do mercado de alimentos, torna-se imprescindível criar um diferencial competitivo nas empresas por meio da melhoria da qualidade dos produtos, para que este diferencial determine quais permanecerão no mercado.

     A qualidade hoje é uma vantagem competitiva que pode se tornar o diferencial de uma empresa, afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e sua procedência. A manipulação de alimentos deve ser gerenciada e controlada, a ausência deste controle, pode desencadear contaminações, as quais afetam a segurança dos alimentos. Para evitar esta ocorrência, devem ser adotadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF) desde o recebimento de matérias-primas, durante o processo produtivo, até sua chegada ao consumidor. Sendo assim, a implantação de BPF é um ação fundamental para as empresas ligadas ao setor de alimentos em geral, podendo, a sua ausência, vir a gerar problemas de interdição do estabelecimento. Desta forma, é imprescindível que todos os controles realizados, tanto de processo, higienização, inspeções, sejam documentados na forma de um manual e arquivados, para eventuais consultas posteriores.

     Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos por manipuladores, produtores e prestadores de serviço, nas indústrias alimentícias, de forma a garantir a integridade e segurança do produto final. Estes procedimentos abrangem desde a chegada da matéria prima, insumos, processamento, armazenamento e transporte do produto acabado. O Manual de BPF é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final (BRASIL, 2002). 

    Visando a segurança de negócios do mercado de lácteos, a Minas Lácteos Assessoria atua com o serviço de implantação, atualização e treinamento de Boas Práticas de Fabricação, estruturando manuais individuais para cada empresa, conforme preconizado, buscando atender às legislações e preparar o seu negócio para a visita da Vigilância Sanitária. 

      Oferecer ao cliente um alimento seguro e de qualidade é um fator importantíssimo para conquistar a preferência do mesmo, não é mesmo? Conte com a Minas Lácteos para zelar pela garantia da qualidade do seu negócio!

Nossas últimas postagens:

Contrate a Minas Lácteos:

Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em auxiliar no crescimento do seu negócio.

Siga nossas Redes Sociais:

Venha fazer parte da família MILA 🐮

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça seu diagnóstico e tire suas dúvidas