Nosso Blog

A rotulagem é a referência informativa do produto, através de dados nutricionais e de formulação. A utilização destas informações são de cunho obrigatório no Brasil desde 2001. Nesta conjuntura, é extremamente importante que todos componentes, bem como as concentrações e teores, estejam expostos de forma visível e entendível, para que dessa forma, consiga-se evitar enganos e possíveis contrariedades com a marca e com o produto, visto que grupos específicos de consumidores podem ter complicações na saúde, como reações alérgicas, devido o consumo inesperado de algum ingrediente.
No dia 09 de outubro de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.), a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 429/2020 e a Instrução Normativa (IN) 75/2020, que preveem nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, a qual visa orientar o setor produtivo quanto às informações relevantes, possibilitar a revisão das formulações e informar o consumidor sobre a composição do alimento favorecendo escolhas que promovam o consumo de uma dieta mais equilibrada e saudável. Estabelece-se, principalmente, mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais, bem como inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal.
As indústrias fabricantes de alimentos e bebidas embalados prontos para oferta ao consumidor estão se adequando à nova legislação que determina a declaração de informação nutricional obrigatória de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio, nos rótulos de alimentos e bebidas embalados. As informações nutricionais referem-se ao produto na forma como está exposto à venda e devem ser apresentadas em porções, e medidas caseiras correspondentes, devendo conter ainda o percentual de valores diários para cada nutriente declarado, exceto no caso dos ácidos graxos trans, cujo percentual de valor diário não deve ser declarado.
Pensando nisso, a Minas Lácteos Assessoria trabalha desenvolvendo métodos de elaboração e adequação de rótulos e tabelas nutricionais para diversos tipos de alimentos, excepcionalmente, para lácteos. O desenvolvimento das tabelas nutricionais é realizado mediante os parâmetros exigidos pela legislação vigente, através de análises laboratoriais, estudos aprofundados e discernimento acerca da composição dos produtos. E os rótulos, desenvolvidos segundo as normas adequadas da ANVISA e em parceria com empresas de design que visam a entrega de um resultado que agregue muito valor ao produto, sem deixar de se atentar, no momento de veiculação de informações, aos fatores preconizados na legislação que dizem respeito desde a forma de representação de textos e imagens até a correta forma de exposição de ingredientes e informações nutricionais.
Como está a qualidade dos rótulos dos seus produtos? Nós podemos te ajudar! Marque uma reunião de diagnóstico gratuita e saiba mais sobre este assunto tão importante para área alimentícia.
Nossas últimas postagens:
Embalagens: escolhendo a melhor opção para o seu produto
Você já se perguntou qual é a verdadeira função de...
Leia maisSelo Arte para queijos artesanais
O Selo Arte é um certificado que assegura ao consumidor...
Leia maisProbióticos: o que são, seu uso em alimentos e benefícios à saúde
Explorando a relação intrínseca entre a existência humana e microrganismos,...
Leia maisDefeitos no Doce de Leite: Causas, Consequências e Soluções
O doce de leite é amplamente apreciado no Brasil, mas...
Leia maisContrate a Minas Lácteos:
Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em auxiliar no crescimento do seu negócio.
Siga nossas Redes Sociais:
Venha fazer parte da família MILA 🐮